Notícias

19/01/2017

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA VIDA MODERNA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando a humanidade quanto ao crescimento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo.

Suicídios, depressão, ansiedade, bipolaridade, transtornos de humor, transtornos alimentares, comportamentos compulsivos e obsessivos, transtornos do sono, têm agredido, comprometido e inviabilizado o desenvolvimento de histórias de vidas humanas com mais saúde mental, harmonia de relacionamentos, equilíbrio emocional, e, também, mais sentimentos legítimos de genuína felicidade.
Em se tratando da campanha Janeiro Branco, esta surgiu em 2014 por iniciativa de psicólogos e psiquiatras de Uberlândia, MG, chamando a atenção de toda a sociedade brasileira para a importância dos assuntos relacionados ao universo da saúde mental . Esta objetiva a prevenção, o cuidado da saúde emocional, o reconhecimento das emoções e o renascimento do que há de melhor em nós.
Por que a escolha do janeiro, por que a escolha da cor branca ?

O simbolismo da virada de ano nos inspira a planejarmos uma vida com mais realizações e mais coragem na busca dos nossos próprios sonhos. A virada de um ano para o outro é uma fonte de inspiração, de resgate dos sonhos, de renovação das forças e de reorganização dos planos.
Acreditamos, portanto, que janeiro é um mês terapêutico e almejamos, então, inspiração e motivação para as pessoas buscarem planejar e mudar as suas vidas em torno de mais sentidos que as realizem e as façam, verdadeiramente, mais saudáveis em termos sentimentais, emocionais e relacionais.
Por que a cor branca?

A cor branca nos possibilita qualquer ideia, qualquer criação, qualquer realização. A partir da cor branca, de uma folha em branco, qualquer pessoa pode escrever (ou reescrever) a sua própria história.
A proposta da campanha janeiro branco é de conscientizar todas as pessoas do mundo a refletirem sobre as suas saúdes mentais, condições emocionais de vida, qualidade de vida e qualidade de relacionamentos na vida.
E em que consistem as ações da campanha? Quais são elas e como são realizadas?
A principal estratégia da campanha consiste na realização de palestras em espaços públicos ou privados com fluxo de pessoas , nas quais fala-se de forma didática e direta, sobre assuntos variados dentro do universo da saúde mental, como a importância de falarmos sobre os nossos sentimentos, os sintomas e causas mais prováveis da depressão , da ansiedade e principalmente a importância de “olhar para dentro e colocar para fora”.
E quais seriam os objetivos da campanha janeiro branco?
Os principais objetivos da campanha janeiro branco são:
1- fazer do mês de janeiro o marco estratégico para que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ;
2- chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem emocionalmente saudáveis, entendendo que estar emocionalmente saudável não significa não experimentar problemas emocionais, mas sim a capacidade de reconhecer as emoções e expressá-las adequadamente.
A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como: medo, tristeza, alegria, raiva , nojo. E todas elas tem uma função importante na vida, principalmente no que diz respeito a sobrevivência da espécie.
Este tem sido um tema de muitas pesquisas ao longo dos anos pela necessidade de compreender e controlar as patologias associadas ao aspecto emocional, bem como os aspectos que envolvem a Saúde Emocional dentre eles:
A qualidade das relações
Capacidade de enfrentar as dificuldades
A autoconfiança
Capacidade de lidar com stress e se recuperar de uma adversidade
Amor pela vida
Esperança
Flexibilidade psicológica
Manter um equilíbrio entre as responsabilidades diárias e as atividades prazerosas;
Fazer coisas boas para os outros e ser útil para as outras pessoas ;

Estes fatores interferem no desenvolvimento do Equilíbrio emocional, sendo este mais um estado do que um encontro. Você não encontra o equilíbrio, você o desenvolve. E como todo processo de desenvolvimento, é necessário tempo, dedicação , prática, determinação e perseverança para alcançar o bem estar emocional satisfatório e o sentimento de felicidade plena. As pessoas precisam se comprometer e responsabilizar com a construção e reconstrução de uma vida mais saudável, entendendo que: “quem cuida da mente cuida da vida “,“quem cuida das emoções cuida da vida.

 

João Pessoa, 18/01/2017
Psicóloga :Fabiana Tenorio- CRP 13/2953