Notícias

26/04/2018

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

No dia 26 de abril é celebrado o dia nacional de combate à hipertensão arterial. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge 30% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão arterial, ou pressão alta, sozinha, é a principal causa de doenças do coração, cérebro e rins, além de matar mais que doenças como câncer e até mesmo a AIDS. A pressão arterial elevada aumenta diretamente o risco de doença cardíaca coronária que leva ao ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se junto com outros fatores de risco.

A hereditariedade é uma das principais causas da hipertensão. Os outros fatores de risco são: obesidade, tabagismo, estresse, má alimentação, excesso de consumo de sal, estresse e sedentarismo.

Os pacientes hipertensos devem seguir tratamento indicado pelo médico, tomando os remédios diariamente do horário correto. Além disso, devem manter hábitos saudáveis (o que inclui uma alimentação equilibrada e atividades físicas).

Para se prevenir da hipertensão você deve manter uma dieta equilibrada e realizar atividades físicas. E lembre-se, mesmo que a sua saúde aparentemente esteja em dia, um check-up anual é de extrema importância.