Notícias

28/06/2019

Junho Vermelho: Ser Doador É Coisa Para A Vida Toda

Durante o mês de junho as campanhas que incentivam a doação de sangue ganham destaque. Mas ser doador é algo que devemos nos conscientizar para ser contínuo. Doar sangue é um grandioso ato de amor ao próximo. Muitas pessoas se tornam doadoras quando algum parente ou pessoa próxima precisa e depois não retornam à doar, vamos juntos incentivar a todos serem doadores o ano inteiro.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, a coleta é realizada por um órgão competente exclusivamente dedicado. No caso, o Hemocentro da sua cidade é o órgão capacitado para realizar as coletas. Se você deseja se tornar um doador pode encontrar o Hemocentro mais próximo à você no: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

 

Quem pode ser doador?

- Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, para pessoas com idade acima;

- Pesar no mínimo 50Kg;

- Ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24h;

- Estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem;

- Esperar 2 horas após o almoço;

- Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc);

- Se não for a primeira doação, ter feito o intervalo mínimo de 3 meses (para os homens) e 4 meses (para as mulheres) até a próxima doação.

 

Como se preparar para doar?

A coleta do sangue dura aproximadamente 40 minutos e com apenas uma bolsa é possível salvar até 4 vidas. Como doador regular você recebe alguns benefícios como: isenção de taxas em concursos públicos, prioridade no atendimento do SUS e direito a meia entrada em lugares públicos de cultura e lazer.

 

Antes da doação:

- Não fume até 2 horas antes da doação;

- Tenha dormido e se alimentado bem;

- Não tenha tido relação sexual sem proteção nos últimos meses;

- Não tenha ingerido álcool ou drogas nos dias anteriores;

- Não esteja com a pressão arterial alta.

 

Após a doação:

- Beba bastante líquidos;

- Evite esforços físicos exagerados, pelo menos após as 12 horas após a coleta;

- Evite bebidas alcoólicas nas 12 horas após a coleta;

- Deixe o curativo no local da punção quatro horas após a doação;

- Evite dirigir e manipular máquinas;

- Evite trabalhar em lugares altos, como andaimes;

- Se alimente bem.

 

O sangue coletado através da doação voluntária é armazenado no banco de sangue e utilizado quando necessário. Ele é imprescindível para ajudar no tratamento de pessoas que se submetem a intervenções médicas planejadas ou urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.

É verdade que nem todas as pessoas estão aptas para a doação de sangue. Existem alguns impedimentos temporários ou permanentes que impedem alguém se tornar um doador. Para saber se você cumpre todos os pré-requisitos acesse a cartilha: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/como_posso_ser_um_doador_de_sangue.pdf

 

A campanha não acaba aqui, precisamo estar na corrente da solidariedade o ano inteiro. Seja um doador, muitas vidas dependem da sua contribuição!