Notícias

31/10/2018

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

Campanha "Unidos somos mais fortes que o câncer. Pela prevenção em favor da vida!" continua no mês de novembro

No mês de outubro, o Hospital Memorial São Francisco iniciou a campanha "Unidos pela prevenção em favor da vida" que visa conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata. A campanha vem concentrando suas ações entre os meses do Outubro Rosa e Novembro Azul.

O Outubro Rosa é o mês dedicado a conscientização da população, principalmente mulheres, sobre o câncer de mama. O Novembro Azul é dedicado a conscientização da população, principalmente homens, sobre o câncer de próstata. O objetivo do Memorial São Francisco é que a campanha realizada conscientize homens e mulheres sobre a importância da prevenção do câncer e, principalmente, que essa conscientização permaneça independente dos meses temáticos.

O câncer é um mal que não escolhe suas vítimas, seja homem, mulher, criança, pobre, rico. A patologia pode atingir qualquer um de nós a qualquer momento. Uma doença dolorosa, que mata milhares de pessoas no mundo, na maioria das vezes inevitável. Mas, há uma forte ferramenta contra o câncer: a prevenção. Qualquer câncer tem mais chances de cura se a doença for descoberta precocemente. Portanto, a prevenção é um dos caminhos para a cura.

 

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul começou em um Pub, na Austrália, em 1999, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização sobre a saúde masculina e a arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi escolhido justamente por ser comemorado, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Desde então, o mês de novembro é dedicado a campanhas que têm como objetivo conscientizar as pessoas, principalmente os homens, sobre a importância da prevenção contra o câncer. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre homens e é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. Estima-se que um em cada seis homens desenvolverá a doença.

Mesmo sendo mais comum em homens acima de 60 anos, a partir dos 35 anos a doença já pode se manifestar. A consulta regular ao urologista é essencial para os homens. O médico, junto com o paciente, decidirá, a partir da análise do histórico pessoal de cada homem, a melhor forma de prevenção contra a doença.

Mesmo não apresentando sintomas, é importante fazer exames pelo menos uma vez ao ano. Qualquer câncer tem mais chances de cura se a doença for descoberta precocemente. Portanto, a prevenção é um dos caminhos para a cura.


Strict Standards: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home3/hospital/library/Util/FrontendController.php on line 71