Como as campanhas de saúde mensais impactam no diagnóstico de doenças

outubro 19, 2021

Há alguns anos celebramos a conscientização e prevenção de doenças através das campanhas mensais de saúde. Sinalizadas por cores, todos os meses, pelo menos, uma campanha é contemplada. Com o foco em incentivar o cuidado com doenças graves, e temas poucos discutidos na sociedade, os meses coloridos contribuem de forma estratégica para a adesão do público.

Campanhas mais famosas

A campanha em prol da conscientização, diagnóstico e prevenção do Câncer de Mama, e recentemente, do Colo do Útero propagada como Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas a ganhar grandes proporções e abrir espaços para as demais causas. Juntamente com o Novembro Azul que traz destaque para a prevenção do Câncer de Próstata.

Impacto e engajamento nas campanhas coloridas

A mídia em geral é uma ótima aliada para difundir a importância desses temas. Com o passar dos anos, as ações ficam cada vez mais abrangentes e chegam a novos patamares. Com a grande influência de personalidades através dos ambientes digitais, várias campanhas contam com Embaixadores famosos que conseguem converter as mais diversas audiências em favor da divulgação, realização de exames e, consequentemente, alcançar com muito êxito os objetivos da campanha.

Pandemia como fator agravante

É totalmente perceptível o quanto a pandemia afetou diversas áreas da vida cotidiana. E no caso do impacto das campanhas não foi diferente, […] os dados do Hospital do Amor de Campinas refletem os números registrados pelo Ministério da Saúde. No período de janeiro a julho deste ano (2020), na comparação ao mesmo período do ano passado houve uma redução de 47% no número de exames feitos na rede pública através do SUS. […]¹. Esse dado é o reflexo das ações presenciais que não podem acontecer, o fator isolamento que indica a ida ao médico/hospitais apenas em casos necessários. Mas, com o avanço da vacinação a retomada da socialização fica mais próxima e a expectativa é de que as campanhas possam voltar a ter um grande impacto social e na saúde dos brasileiros.

Prevenção de Janeiro a Dezembro

As instituições de saúde e outras organizações sociais são as principais fomentadoras das campanhas e conseguem criar com autonomia os planos de ação para elas. Mas a mensagem que fica para a população é que de Janeiro a Dezembro temos lindas causas sendo defendidas e uma oportunidade de quebrar tabus, obter informações e cuidar mais da sua saúde, tanto física quanto mental.

No Hospital Memorial São Francisco trabalhamos com afinco nas campanhas do Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Com a missão de sempre estarmos prontos para cuidar, há 46 anos cuidamos dos pessoenses com foco no atendimento humanizado em Cardiologia, Ortopedia e Neurologia.

Conheça mais sobre o nosso Hospital no Instagram @hospitalmemorialsf.

(83) 4009.6130

¹ trecho retirado da matéria: https://portalcbncampinas.com.br/2020/11/pandemia-derruba-pela-metade-o-numero-de-exames-no-outubro-rosa/

Editor



SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS





VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR