Notícias

setembro-vermelho-1.png

setembro 15, 2022 blogNotícias

O mês de setembro foi escolhido para a campanha de cuidados com o coração. Cerca de meio bilhão de pessoas em todo mundo têm doenças cardiovasculares, por isso, esse tipo de campanha é de extrema importância para a saúde coletiva.

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), referentes ao ano de 2020, há 14 milhões de pessoas com cardiopatias — doenças responsáveis por mais de 30% das mortes no país. É estimado que a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração.

A prevenção é o melhor caminho

De acordo com o cardiologista, Dr. Ítalo Kumamoto, parte dessas mortes poderiam ter sido evitadas com a prevenção: “a prevenção é sempre o melhor caminho. Ter uma alimentação saudável, praticar regularmente exercícios físicos, fazer um check-up periodicamente, são hábitos que irão ajudar a evitar não só as doenças do coração, mas muitas outras’’.

Doenças que afetam o coração

As principais doenças do coração são: o acidente vascular cerebral (AVC; o infarto agudo do miocárdio; a insuficiência cardíaca e a aterosclerose (doença arterial periférica). Todas elas podem ser evitadas e ter a sua incidência menor quando hábitos saudáveis e consultas regulares com um especialista são acrescentadas a rotina diária.

Quais os sintomas do infarto e do AVC?

 Apesar de ter sintomas diferentes em cada indivíduo, é importante reconhecer alguns sinais mais comuns para assim procurar ajuda imediata. Alguns dos sintomas do infarto são:

  • Dor persistente no peito;
  • Dor na região do estômago, costas ou braço esquerdo;
  • Dificuldade para respirar e suor frio.

Alguns sintomas em caso de AVC:

  • Confusão mental;
  • Fraqueza ou formigamento de um lado do corpo;
  • Dor de cabeça súbita e intensa;
  • Alterações da fala;

Reforçamos que hábitos saudáveis ajudam a envelhecer com saúde, afinal, previnem o nosso corpo de diversas doenças. Busque uma dieta saudável, pratique atividades físicas regularmente, não fume, evite o consumo de bebidas alcoólicas, minimize o estresse e desacelere o ritmo da sua vida. Busque sempre ajuda médica, o especialista passará um check-up de acordo com as suas necessidades.

 




SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS





VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR