Alimentação mais segura é saúde para todos
O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (DMIA) celebrado todo dia 7 de junho tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade do cuidado no manuseio, na higiene e na escolha dos alimentos. Cada dia mais existe essa conscientização de prevenir e detectar os riscos de origem alimentar, ajudando assim, as pessoas a terem uma alimentação mais saudável, o que vai refletir em uma vida com mais saúde.
Este ano o tema é “Alimentação Segura, Melhor Saúde”. As doenças transmitidas por alimentos variam de leves a muito graves e podem até levar à morte. As doenças parasitárias transmitidas por alimentos podem causar problemas sérios de saúde, tanto agudos como crônicos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde o número estimado de casos, relacionado com as 11 principais doenças parasitárias, é de 48,4 milhões por ano, dos quais 48% são de origem alimentar.
Se existir uma conscientização da importância das boas práticas de segurança dos alimentos em nosso dia a dia, podemos prevenir essas doenças.
A OMS tem um manual sobre as “Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura”. Confira:
Vamos colocar em prática uma alimentação mais saudável e mais segura!
Confira o manual na integra:
Cinco chaves para uma alimentação mais segura – Manual