Abril Verde e Laranja no Memorial São Francisco

abril 28, 2022
1651178646_144d6e_memorial__info_banner28_abr-1200x412.png

O período de abril foi bastante movimentado no HMSF pelos setores do SESMT, NSP e SCIH.  Dentre as atividades, foram realizadas ações voltadas para o “Abril Verde e Laranja”, mês dedicado à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Em parceria com a Anvisa, comemoramos o mês de criação da portaria (529) da Segurança do Paciente. Este ano, o tema de conscientização é “O autocuidado está em suas mãos”.

O técnico de Segurança do Trabalho Joarleidosn Viana, por exemplo, tem como rotina realizar inspeções para prevenir sinistros, sempre buscando melhorias para garantir a qualidade e a segurança no ambiente de trabalho, incluindo o Plano de Ação e Emergência, que trata do combate a incêndios. É de grande importância a frequência das campanhas de conscientização do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fiscalização do uso correto e a segregação correta dos resíduos. “Os EPIs são de extrema importância para a segurança do profissional e do paciente”.

A gerente do setor de qualidade, Patrícia Cunha, explica que o Memorial São Francisco sempre prioriza a Segurança do Paciente. Neste mês em especial, o Núcleo de Segurança do Paciente e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realizaram ações com as equipes assistenciais, onde foram abordadas a Meta I de Identificação Segura do Paciente, a Meta VI de Prevenção de Queda e Redução do Risco de Infecção Associado ao Cuidado.

Todas as áreas foram envolvidas com palestras e dinâmicas (confira abaixo) voltadas para a garantir o cuidado seguro aos nossos pacientes. Trabalhamos as 6 metas internacionais de Segurança durante todo o ano, sendo elas:

Meta I: Identificação correta do paciente;

Meta II: Melhorar a comunicação efetiva;

Meta III: Medicação segura;

Meta IV: Cirurgia Segura;

Meta V: Higienização das mãos;

Meta VI: Prevenção de queda e lesão por pressão.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou a ação solidária realizada no Clube do Idoso no último Dia de Combate à Hipertensão. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.

Editor



SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS





VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR