Notícias

1653938871_159dea_memorial__info_banner30_mai-1200x412.png

maio 31, 2022 Notícias

O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído no dia 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo. Estudos realizados em 2021 mostram que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.

O presidente da Sociedade Paraibana de Pneumologia, Alexandre Araruna, alerta para o perigo do tabaco. “O cigarro é composto por mais de 4.700 substâncias químicas das mais variadas, desde material radioativo, alcatrão, materiais tóxicos, cancerígenos e, em especial, a nicotina, que é um dos componentes essenciais ao vício”. Ele explica que ninguém fuma porque quer, mas, sim, porque na maioria das vezes prova o cigarro na adolescência, sem ter muita noção, e se vicia. Quando quer deixar, não consegue, porque a nicotina oferece uma sensação latente de prazer.

O Dr. Alexandre lembra que os fumantes vivem 12 anos a menos em relação a quem nunca fumou. Os fumantes passivos também pagam o preço, pois a inalação frequente do cigarro alheio pode desenvolver, com muito mais chances, várias doenças. Então, grupos especiais de pessoas como as asmáticas, que tem problemas respiratórios, e as gestantes, precisam tentar ficar longe dos fumantes para evitar maiores problemas:

“Naturalmente, quem inala essas substâncias ativas vai pagar o preço no seu organismo, porque vão desenvolver, ao longo do tempo, várias doenças. Desde garganta, boca, os brônquios, pulmões, entre outros órgãos. Temos como exemplo a enfisema, o chamado “pulmão queimado”, e o câncer de pulmão, que é extremamente agressivo. Quando essas substancias adentram em outros órgãos do corpo, podem causar infarto, AVCs, vários tipos de câncer, insuficiência vascular e perda de membros.”

O pneumologista reforça que a melhor maneira de evitar o vício é combatê-lo, e isso é o papel da família e da sociedade. Ele comemora que o Brasil é, hoje, referência no combate ao tabagismo: “Estamos sempre combatendo e alertando a população. E é um sucesso absoluto quando comparamos os dados de 1989 com os últimos, do ano de 2020. Saímos de 33% da população fumante, e agora estamos nos 10%. É uma queda considerável, digna de aplausos, quando a gente compara em termos de mundo”, relata. Isso se deve a uma força tarefa entre órgãos governamentais como o Ministério da Saúde e não-governamentais como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e a Sociedade Paraibana de Pneumologia, que desenvolvem um papel importantíssimo de combate ao tabagismo através de campanhas e ações ao longo do ano.

O especialista chama a atenção para uma novidade criada pela indústria do tabaco, o cigarro eletrônico. “Ele é uma porta de entrada para o tabagismo. Se apregoa que não faz mal, que pode ser fumado em qualquer ambiente e por qualquer pessoa. Na verdade, ele vem tentar levar as pessoas de volta ao vício. É tão perigoso quanto o cigarro normal. Contém a nicotina de forma disfarçada e outras substâncias. Vem com uma nova roupagem, parecendo inofensivo e cheio de atrativos, como cheiro, sabores e cores, o que atrai ainda mais os jovens. É preciso combatê-lo com a mesma força que o cigarro tradicional.”

O Ministério da Saúde dá algumas dicas para quem busca parar de fumar:

•    Tenha determinação;

•    Marque um dia para parar;

•    Corte gatilhos do fumo;

•    Escolha um método;

•    Encontre substitutos saudáveis;

•    Livre-se das lembranças do cigarro;

•    Encontre apoio de amigos e familiares;

•    Escolha a melhor alimentação;

•    Procure apoio médico;

•    Troque experiências em um grupo de apoio.

Se você quer parar de fumar e não consegue, busque tratamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município. O serviço também é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde.

 


1653590411_961b53_memorial__info_banner_26mai-1200x412.png

maio 26, 2022 Notícias

O Memorial recebeu o selo de UTI Top Performer pelo Sistema Epimed Solutions. O selo é concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos no cuidado de pacientes críticos internados e com redução da taxa de mortalidade. As UTIs com estas características contribuem de forma decisiva e diferenciada para garantir a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade.

Para a coordenadora assistencial das UTIs do HMSF, Sheila Moreira, a certificação de UTI Top Performer veio graças a um trabalho forte de humanização. “Ampliamos o horário de visitas do paciente, temos UTIs nas quais o paciente fica o tempo todo acompanhado, o que reflete muito nos resultados do seu tratamento”. Sheila lembra que os dados são referentes ao ano de 2021, e que foram avaliadas as taxa de mortalidade e a gravidade do paciente durante sua entrada na UTI, sendo a do Memorial comparada com as melhores UTIs do Brasil e da América Latina. Sheila ressalta, ainda, que é de extrema importância a prestação de uma assistência de excelência na qual o paciente é o centro e toda equipe está empenhada em recuperar a sua saúde.

Rogério Guariniello, CEO do Memorial, comemora a conquista: “É resultado de um trabalho e espírito de equipe, sempre tendo o paciente como centro. Onde todas as ações administrativas e assistenciais são em prol da mesma pessoa: o paciente! Parabéns a todos, sem exceção, que fazem do Memorial, a cada dia, um hospital de referência na Paraíba.”

Para o Dr. Ítalo Kumamoto, presidente do HMSF, essa conquista é de todos que fazem o Memorial. “Tivemos o empenho de todos, desde a pessoa que cuida com carinho da higiene do hospital, à direção, que investiu em mais tecnologia e no capital humano, com capacitação e motivação. Servir com o coração é o nosso desafio diário e fazemos isso com muita dedicação e qualidade em nossos serviços”, enfatiza.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou o lançamento do projeto “Nosso Jeito de Atender, Acolher e Surpreender”. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1653425024_eb0e3c_memorial__24_mai_mai-1200x412.png

maio 24, 2022 Notícias

Na manhã dessa última segunda-feira, 23/05, o HMSF e o Memorial Diagnóstico lançaram o projeto “Nosso Jeito de Atender, Acolher e Surpreender”, em parceria com André Luna Consultoria. O objetivo do projeto é investir na capacitação contínua da equipe e, assim, potencializar e desenvolver habilidades do nosso atendimento.

A Dra. Larissa Kumamoto realizou a abertura, falando da importância do projeto e da união de todos compartilhando o mesmo objetivo: foco no paciente, buscando a melhoria de cada membro do time como ser humano e profissional. Na sequência, André Luna apresentou o projeto e o cronograma de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou o lançamento do Núcleo da Experiência do Paciente. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1652991349_459ef5_memorial__info_banner_19mai-1200x412.png

maio 19, 2022 Notícias

Com a presença e o suporte de gestores e colaboradores (confira na imagem abaixo), o HMSF está implantando o Núcleo de Experiência do Paciente. Nos próximos dias, estaremos disseminando as ações do projeto entre todos os setores do Hospital. O objetivo é aperfeiçoar cada vez mais o atendimento humanizado, que essa é a marca do nosso hospital.

Assim, estamos unindo forças com colaboradores de todas as áreas, no sentido de prepará-los para estarem sempre dispostos a ouvir, acolher e entender as emoções dos pacientes e, assim, serem resolutivos frente às demandas deles. Afinal, o paciente precisa sentir essa energia desde a entrada, na recepção, e essa força deve acompanhá-lo até a sua volta para casa.

Algumas ações do projeto incluem:

• Acompanhamento e formação de uma conexão forte e individualizada com cada paciente que nos procura;

• Seguir rigorosamente as metas de segurança do paciente estabelecidas;

• Estimular os pacientes a trazerem fotos e/ou objetos que lhes proporcionem boas memórias e que representem um motivo a mais para se recuperarem rapidamente;

• Respeitar a intimidade, as crenças e os desejos do paciente;

• Identificar e realizar algum desejo especial do paciente, dentro das suas condições de saúde e conforme orientação médica;

• Motivar e levar alegria, fé e coragem por meio da música no “Projeto Toque de Vida”.

O Memorial está sempre atento às necessidades dos seus pacientes. Por essa razão, tem investido em treinamento e qualificação contínua dos seus profissionais, incluindo o Projeto “Se cuida, Memorial”, a ser lançado no final deste mês de maio. Ele dará o passo inicial no reconhecimento do bem-estar emocional de quem trabalha conosco enquanto assunto estratégico e indispensável para a sustentabilidade da organização.

Família Memorial, há 46 anos servindo com o coração.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou a Semana da Enfermagem, realizada em homenagem aos profissionais enfermeiros do nosso hospital. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1652383105_2035b1_hmsfbanner1diadaenfermagem2022-1-1200x412.png

maio 12, 2022 Notícias

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem. Para celebrar esta data tão importante, o Hospital Memorial São Francisco está promovendo a Semana da Enfermagem, com uma série de palestras, ações educativas, sessões de cinema, coffee breaks e SPA Days.

Hoje, estiveram presentes o presidente do nosso hospital, Dr. Ítalo Kumamoto, a Diretora de Gestação de RH , Larissa Kumamoto, o nosso CEO, Rogério Guariniello, a Gerente do Setor da Qualidade, Patrícia Cunha, a Gerente de Enfermagem, Girleide Santos, e todo o time que compõe a enfermagem do Memorial.

Patrícia Cunha realizou a abertura do evento enfocando a grandeza da profissão, mostrando que ela é bem mais que um trabalho: é uma missão de vida. Reforçou, também, que “quem procura o hospital vem fragilizado, necessitando de todo empenho e o amor de toda a equipe envolvida durante o tratamento”. Na sequência, nossa Gerente de Enfermagem, Girleide Santos, enfatizou a satisfação de trabalhar no Memorial: “É um privilégio fazer parte dessa equipe, e estar à frente, conduzindo o setor de Enfermagem, é motivo de muita alegria”. Ao fim, lembrou também da importância de se trabalhar com amor, foco e dedicação, se colocando sempre no lugar do outro.

Dr. Ítalo fez uma breve saudação falando sobre a emoção de se estar junto, face a face, realizando a Semana da Enfermagem, reconhecendo a importância dos profissionais para o hospital e para a saúde. Lembrou da necessidade de se trabalhar com união e de servir com o coração. “Cada pessoa que entra no nosso hospital necessita de cuidados, e a equipe de enfermagem é quem fica na linha de frente; a responsabilidade é muito grande, mas a dedicação, o empenho e o amor da equipe Memorial se superam a cada dia”. A partir daí, concluiu: “Precisamos encontrar o sentido da vida. A enfermagem é uma linda profissão e, nela, deve-se encontrar o sentido de servir com o coração”. Emocionado, parabenizou a equipe organizadora do evento e a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na ocasião, a enfermeira e gerente da AGEVISA, Vívian Lopes, trouxe como tema de sua palestra “Notificações de Eventos Adversos”. Vívian fez questão de enfatizar o orgulho que tem da sua profissão: “Precisamos encará-la como uma responsabilidade social; é algo magnífico”. Ela chamou a atenção para a necessidade de se trabalhar de forma muito atenta para evitar os eventos adversos, que muitas vezes levam pacientes à morte. Trouxe também boas notícias, mostrando que a Paraíba vem se destacando na avaliação nacional de segurança do paciente.

A segunda palestra ficou por conta da enfermeira e advogada Karla Juliana, que começou sua carreira como voluntária do Instituto Felipe Kumamoto. Karla reconheceu que o Memorial foi uma escola fundamental em sua trajetória. O tema de sua palestra foi sobre “Direitos e Deveres da Enfermagem”, tratando dos princípios da Bioética e das penalidades que os profissionais podem sofrer, como: advertência verbal, multa, suspensão, entre outros. Reforçou os cuidados que se devem ter ao desenvolver essa profissão que é tão importante para a vida.

Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos profissionais que durante a pandemia perderam as suas vidas na missão de salvar outras. E houve também poesia: o colaborador Lourival Oliveira declamou seu poema especial para a data e foi aplaudido de pé por toda equipe.

A Dra. Larissa Kumamoto fez o encerramento agradecendo a toda equipe e também reforçou a necessidade de se trabalhar fazendo o certo. As comemorações vão continuar até amanhã (13/05), com mais palestras e momentos de muita interação.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou a parceria inédita entre o HMSF e a DaVita. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1651862078_f537da_memorial__info_banner_05_mai-1200x412.png

maio 9, 2022 Notícias

Na manhã da última quinta-feira (05/05), o Hospital Memorial firmou convênio com a DaVita, uma empresa que atua em 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, totalizando 94 operações. São mais de 15 mil pacientes atendidos.

Participaram da reunião de assinatura do contrato o Diretor Geral de Operações da DaVita, Eduardo Júlio, o Diretor Comercial da DaVita Nordeste, Ricardo Aguiar, a Diretora de Serviços Hospitalares da DaVita Nordeste, Sônia Alcoforado, e o Diretor Médico da DaVita João Pessoa, o Dr. Diogo Vinagre. Representando o HMSF, estiveram presentes o presidente do nosso hospital, Dr. Ítalo Kumamoto, e o nosso CEO, Rogério Guariniello.

Para Eduardo Júlio, o momento é histórico: “Estamos assumindo o serviço de Nefrologia em um dos principais hospitais da cidade, referência por entregar qualidade aos pacientes em várias especialidades; agora, estão confiando à DaVita esse responsabilidade de cuidar dos pacientes renais com a mesma qualidade e responsabilidade que o Memorial trata seus pacientes”.

Dr. Ítalo também fala da satisfação em fechar a parceria: “Estamos felizes em receber a DaVita em nossa casa, pois temos objetivos comuns: servir as pessoas com o coração, com segurança e perspicácia. Tenho certeza que essa parceria está trazendo para o nosso hospital a melhor empresa e o melhor serviço de hemodiálise que a Paraíba pode receber. E fazendo isso, eu tenho certeza que estou contribuindo para a melhoria da vida de todos aqueles que estão necessitando de um atendimento diferenciado em Nefrologia e Cardiologia.”

Rogério Guariniello, por fim, explicou que há um bom tempo pesquisava a melhor opção para trazer um serviço de qualidade nessa área para o Memorial, e que ,sem dúvida, esse casamento vai trazer aos pacientes muitos benefícios “Nosso objetivo é tratar o paciente de forma integrada, permitindo uma maior qualidade de vida”, concluiu.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que deixou um recado especial a todas as mães que compõem o nosso hospitalSiga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1651864602_eb11e9_memorial__info_banner_06_mai2-1200x412.png

maio 6, 2022 Notícias

O Dia das Mães acontece todos os dias. Ou, pelo menos, deveria acontecer. Elas são mulheres que amam, estudam, trabalham, cuidam e que, ainda assim, buscam forças para cuidar de si mesmas.

Cada mãe carrega no colo a versatilidade, a responsabilidade e a maestria para desempenhar os tantos papéis que lhe são cobrados. Mas, hoje, o mundo mudou. Em um universo tão eclético e variado, acolhemos as muitas faces, as muitas escolhas e os muitos perfis que uma mãe pode ter. Sejam elas mais tradicionais, irreverentes, atléticas ou conectadas, todas merecem o mesmo carinho e respeito.

Afinal, cada uma delas é a combinação de uma história de luta, de perdas e de conquistas diárias. Por isso, no nosso hospital, celebramos o Dia das Mães com muito orgulho. Contamos com colaboradoras que são verdadeiros exemplos de vida. Elas contribuem com sua garra, suor, alegria e dedicação para que a família Memorial continue firme e sempre crescendo.

Neste dia 8 de maio, deixamos aqui o nosso reconhecimento e carinho a todas as mães. Que vocês possam ser lembradas, abraçadas e homenageadas todos os dias.

Felizes Dias das Mães!

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou as ações de conscientização e treinamento realizadas em referência ao Dia de Higiene das Mãos. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.


1651742437_2d0e05_memorial__info_05_mai-1200x412.png

maio 5, 2022 Notícias

5 de maio é considerado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. A pandemia da Covid-19 mostrou a importância de um ato tão simples: lavar bem as mãos pode salvar vidas. Em 2021, um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que, na Europa, quase 9 milhões de infecções associadas aos cuidados em saúde são registradas anualmente; elas são conhecidas por infecções nosocomiais, podendo acontecer durante a internação ou após.

Lavar as mãos parece um ato banal, mas é uma atitude que faz toda a diferença no dia a dia. Tanto os profissionais devem ter essa prática como os acompanhantes. Dessa forma, haverá muito mais segurança. Erika Santiago, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção, dá algumas dicas de como manter às mãos sempre bem higienizadas:

“A higienização das mãos pode ser realizada com água e sabão ou álcool em gel. Sempre que houver sujidade visível nas mãos, a água e o sabão devem ser a escolha. E dentro das instituições de saúde, preconizamos 5 momentos para a realização da higienização das mãos: antes do contato com o paciente, antes de realizar qualquer procedimento, após tocar no paciente, após tocar mobílias próximas a ele e após ter contato com qualquer fluido ou secreção”.

O Hospital Memorial São Francisco está sempre conscientizando sua equipe para a prevenção, e, nos dias 4 e 5 de maio, realizou uma gincana intitulada “Você passa ou repassa a infecção?”. O momento reuniu várias equipes para testar habilidades e conhecimentos. Foi uma experiência muito interessante, pois foi comprovado que o time do Memorial sabe se cuidar e cuidar do outro. As equipes vencedoras receberam um troféu, e foram sorteados vários brindes entre os participantes.

A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes que podem ser executadas para reduzir a propagação de vírus e bactérias e, assim, evitar infecções. Essa luta é de todos, tanto dos trabalhadores da saúde quanto da comunidade em geral. Hoje e sempre, é necessário manter uma cultura ativa de higienização.

Gostou do texto? Continue a sua leitura conferindo a nossa última matéria, que abordou as ações do nosso hospital referentes ao Abril Verde e Laranja. Siga o Memorial no Instagram e acompanhe todas as novidades em primeira mão.




SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS





VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR